Novo Suzuki Across segue mesmos passos do Toyota RAV4

O Suzuki Across está de volta à estrada com uma segunda geração que segue fielmente o essencial do Toyota RAV4, logo patente no mais recente sistema de propulsão híbrida plug-in do gigante nipónico.

Como já acontecia com o antecessor, são poucas as diferenças estéticas a separarem os dois SUV, se não se atentar no redesenho da área frontal e nas jantes específicas de 18 polegadas que o acompanha.

O Across assume à frente um pára-choques específico com um visual ligeiramente mais robusto, mesmo se as ópticas são idênticas, enquanto atrás ressalta a forte protecção que cobre a parte inferior da carroçaria.

Também não há mudanças nas dimensões, o que significa 4,60 metros de comprimento por 1,86 de largura e 1,69 de altura, com a distância entre eixos fixada nos 2.69 metros e a bagageira nos 446 litros.

Se se excluir o símbolo da Suzuki, a bordo quase nada muda, o que significa que os controlos estão agrupados por função na consola central e no volante, sem esquecer o botões físicos para os modos do sistema híbrido plug-in.

Bancos dianteiros aquecidos e com regulação eléctrica, painel de instrumentos de 12,3 polegadas, ecrã multimédia de 12,9 polegadas, visor head-up, e comandos próprios para a climatização e volume do rádio completam o figurino.

Autonomia até 100 km

O conjunto motopropulsor híbrido plug-in do Toyota RAV4 é pontuado pelo bloco atmosférico de 2.5 litros com 143 cv e 227 Nm aliado a dois motores eléctricos e a uma caixa automática e-CVT para assegurar a tracção integral.

O primeiro propulsor assume 150 kW (204 cv) no eixo dianteiro, e o segundo de 40 kW (55 cv) no traseiro: a potência combinada de 304 cv assegura "corridas" dos zero aos 100 km/hora em 6,1 segundos e 180 km/hora máximos.

A bateria de 22,7 kWh brutos pode garantir uma distância eléctrica em redor dos 100 quilómetros, mesmo se a marca ainda não tenha divulgado oficialmente a autonomia.

Não há data de lançamento do Suzuki Across para o nosso país, e muito menos o respectivo preço, mas seguindo os valores nacionais do Toyota RAV4, muito certamente deverão fixar-se à volta dos 50.500 euros.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque